
Introdução
Nos últimos anos, tem-se observado um crescimento acelerado no número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa mudança contrasta significativamente com a realidade de 20 ou 30 anos atrás, quando poucas pessoas conheciam o autismo. Hoje, é raro encontrar alguém que não tenha ouvido falar dessa condição ou que não conheça alguém afetado por ela.
Objetivos do Estudo
O estudo, realizado por Claudia Sălceanu e Lucia Lăcătuș da Universidade Ovidius de Constanta, Romênia, teve como principais objetivos:
Identificar as correlações entre a autonomia pessoal, habilidades sociais e comunicação em crianças com TEA.
Identificar as diferenças entre autonomia pessoal, habilidades sociais e comunicação de acordo com o sexo das crianças com TEA.
Hipóteses do Estudo
As hipóteses formuladas pelos pesquisadores foram:
Existe uma correlação entre habilidades sociais e comunicação em crianças com TEA.
Existe uma correlação entre comunicação e autonomia pessoal em crianças com TEA.
Há uma diferença na autonomia pessoal dependendo do sexo das crianças com TEA.
Há uma diferença nas habilidades sociais de acordo com o sexo das crianças com TEA.
Há uma diferença no desenvolvimento da comunicação de acordo com o sexo das crianças com TEA.
Metodologia
O estudo avaliou 30 crianças com TEA utilizando o Sistema de Avaliação de Comportamento Adaptativo II (ABAS II) e triagens específicas de habilidades de autonomia pessoal e sociais da PEDa (Cognitrom, Cluj-Napoca).
Resultados
Os resultados mostraram uma relação significativa entre comunicação, habilidades sociais e autonomia pessoal. Além disso, foram identificadas diferenças baseadas no gênero em relação às habilidades sociais, embora as diferenças em autonomia pessoal e comunicação não tenham sido estatisticamente significativas.
Discussão
Os pesquisadores observaram que habilidades sociais e comunicação estão fortemente interligadas. Crianças com melhores habilidades de comunicação tendem a demonstrar habilidades sociais superiores. A comunicação facilita a interação social, criando mais oportunidades para a prática e aquisição de novas habilidades sociais.
Habilidades Sociais em Crianças com TEA
As habilidades sociais são fundamentais para a interação e comunicação com os outros, envolvendo tanto aspectos verbais quanto não-verbais. Para crianças com TEA, o desenvolvimento dessas habilidades não ocorre naturalmente com a idade, sendo necessário um esforço específico e intervenções terapêuticas para melhorar essas competências.
Autonomia em Crianças com TEA
A autonomia pessoal é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças. Envolve a capacidade de tomar decisões sobre a própria vida e realizar essas decisões sem controle externo. As habilidades de autonomia, como se vestir, alimentar-se e usar o banheiro, são cruciais para a independência das crianças com TEA.
Comunicação em Crianças com TEA
Crianças com TEA frequentemente apresentam distúrbios de comunicação, tanto na forma pré-verbal quanto na linguagem propriamente dita. A ecolalia, por exemplo, é um fenômeno comum onde a criança repete palavras ou frases sem compreender seu significado. Intervenções como o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) podem ser extremamente úteis para desenvolver habilidades comunicativas.
Conclusão
O estudo confirmou a existência de correlações significativas entre comunicação, habilidades sociais e autonomia pessoal em crianças com TEA. Além disso, destacou a importância de intervenções personalizadas para desenvolver essas habilidades, considerando as diferenças de gênero. A comunicação eficaz e a autonomia são fundamentais para a integração e o funcionamento das crianças na sociedade.
Referências
Artigo completo disponível em: https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/article/view/6245/2230
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