O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns na infância, caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. No entanto, compreender completamente o TDAH vai além de identificar esses sintomas comportamentais. A complexidade cognitiva associada ao TDAH demanda uma investigação aprofundada sobre os processos neuropsicológicos subjacentes, e é nesse contexto que o Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento – versão para crianças e adolescentes (IFERA-I) se apresenta como uma ferramenta promissora.
O que é o IFERA-I?
Desenvolvido por Trevisan e colaboradores (2022), o IFERA-I é um instrumento criado para avaliar diferentes dimensões cognitivas em crianças e adolescentes com TDAH. Esse inventário foi projetado para abranger cinco domínios principais: Memória de Trabalho, Flexibilidade Cognitiva, Controle Inibitório, Aversão ao Adiamento e Regulação de Estado. Esses domínios foram escolhidos com base em modelos teóricos robustos que exploram as funções executivas e outros processos cognitivos frequentemente prejudicados no TDAH.
Funções Executivas e TDAH
As funções executivas (FE) são processos cognitivos responsáveis por controlar e regular comportamentos de maneira adaptativa. No TDAH, essas funções frequentemente apresentam déficits que impactam a capacidade da criança de planejar, organizar, inibir respostas impulsivas e adaptar-se a novas situações. Estudos indicam que, embora o TDAH esteja consistentemente associado a déficits em FE, esses déficits variam significativamente entre indivíduos, o que sugere uma heterogeneidade cognitiva dentro do transtorno.
O IFERA-I, ao avaliar Memória de Trabalho, Flexibilidade Cognitiva e Controle Inibitório, aborda diretamente essa variabilidade nas funções executivas. A Memória de Trabalho, por exemplo, refere-se à capacidade de manter e manipular informações por curtos períodos, e sua disfunção pode explicar dificuldades de atenção sustentada frequentemente observadas no TDAH. Já o Controle Inibitório envolve a capacidade de resistir a impulsos automáticos, enquanto a Flexibilidade Cognitiva se refere à habilidade de alternar entre tarefas ou estratégias cognitivas, ambas frequentemente prejudicadas em crianças com TDAH.
Aversão ao Adiamento e Regulação de Estado: Outras Facetas do TDAH
Além das funções executivas, o IFERA-I também incorpora a avaliação de Aversão ao Adiamento e Regulação de Estado, ampliando a compreensão dos déficits cognitivos no TDAH. A Aversão ao Adiamento, proposta por Sonuga-Barke (2002), sugere que crianças com TDAH tendem a preferir recompensas imediatas, mesmo que menos atrativas, em detrimento de benefícios mais substanciais, mas que exigem espera. Esse traço não está necessariamente ligado a déficits nas funções executivas, mas reflete uma disfunção no sistema de recompensa, o que contribui para a complexidade do transtorno.
A Regulação de Estado, por sua vez, está relacionada à capacidade de mobilizar energia para se concentrar em uma tarefa. Crianças com TDAH muitas vezes apresentam variações na velocidade de resposta em testes neuropsicológicos, o que pode ser explicado por dificuldades em regular seu estado interno, como a motivação e a atenção, para responder às demandas ambientais.
O Potencial Clínico do IFERA-I
A principal contribuição do IFERA-I é sua capacidade de fornecer uma medida funcional que integra diferentes modelos teóricos do TDAH. Isso permite aos clínicos identificar perfis cognitivos específicos que podem guiar intervenções mais personalizadas. A validade do conteúdo do IFERA-I foi corroborada por especialistas, e sua estrutura interna mostrou-se confiável com base nas respostas dos pais de crianças avaliadas.
No entanto, a validade do instrumento para uso por professores ainda necessita de mais investigação. Isso sugere que o contexto (escolar versus familiar) pode influenciar a observação dos comportamentos avaliados, indicando a possível necessidade de versões diferenciadas do instrumento para diferentes contextos.
Considerações Finais
O IFERA-I representa um avanço importante na avaliação neuropsicológica do TDAH, ao integrar múltiplos aspectos cognitivos em uma única ferramenta. Embora mais estudos sejam necessários para aperfeiçoar sua aplicação, especialmente no contexto escolar, sua utilização já se mostra promissora para uma compreensão mais abrangente e personalizada do TDAH.
Este estudo nos lembra da importância de considerar a heterogeneidade cognitiva no TDAH e de usar ferramentas de avaliação que reflitam essa complexidade. O IFERA-I, ao avaliar funções executivas, aversão ao adiamento e regulação de estado, nos oferece uma nova perspectiva sobre como podemos abordar o TDAH em crianças e adolescentes.
Referências:
Trevisan, B. T., Berberian, A. A., Dias, N. M., Roama-Alves, R. J., & Seabra, A. G. (2022). Desenvolvimento e propriedades psicométricas do Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento – versão para crianças e adolescentes. Avaliação Psicológica, 21(3), 261-272.
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